Apneia do sono
O que é a apneia do sono?
A apneia do sono é uma doença que causa problemas respiratórios durante o sono. Normalmente, uma pessoa que sofre de apneia do sono terá pausas na respiração ou respiração superficial durante o sono. Essas pausas podem ocorrer durante toda a noite e podem durar vários minutos. Durante esses períodos, a pessoa pode fazer um som de afogamento ou resfriamento, o que leva a pessoa a acordar várias vezes durante a noite. A interrupção constante do sono leva a problemas como a sonolência ao longo do dia.
Existem três tipos diferentes de pessoas que sofrem de apneia do sono, que incluem:
- Obstrutiva (OSA): Esta é a forma mais comum de apneia do sono e é caracterizada por um bloqueio do fluxo de ar enquanto a pessoa dorme.
- Central (CSA): Isto é devido à falta de esforço para respirar, o que faz com que a pessoa pare de respirar.
- O último é uma mistura dos dois tipos: OSA e CSA.
Diagnóstico:
É difícil diagnosticar a apneia do sono porque, na maioria das vezes, a pessoa não está ciente do problema. No geral, as pessoas que sofrem de apneia do sono apercebem-se da sua condição através de membros da família que são perturbados pelo ruído emitido pela vítima durante a noite. Para ser diagnosticado com apneia do sono, o paciente deve participar num estudo de sono noturno. Neste estudo do sono é necessário gravar cinco respirações por hora para diagnosticar o problema como apneia do sono.
- Problemas de visão
- Problemas relacionados com veículos ou máquinas.
- Insônia.
- Depressão.
- Enfarto.
- Derrame.
- Insuficiência cardíaca.
- Diabetes.
Tratamento:
- Cirurgia.
- Terapia comportamental.
- Evitar álcool, pílulas para dormir e sedativos.
- O uso de um PPCVR (pressão positiva contínua das vias aéreas) ou dispositivo automático de pressão da via aérea positiva (BiPAP).
- Neuroestimulação.
- Medicamentos.
- Terapia de pressão oral.
Quer dormir melhor? Durma em um colchão Emma!
O Colchão mais premiado da Europa!
